Quando você pesquisa por uma empresa na internet, mas ela não tem um site profissional, isso te passa confiança de fazer uma compra ou fechar algum negócio? Provavelmente não, certo?
Afinal de contas, em um mundo cada vez mais digital, ter uma presença online é fundamental para qualquer empresa que queira se destacar no mercado, não importa seu tamanho ou nicho. Além disso, dados revelam que 9 a cada 10 brasileiros pesquisam online antes de tomar uma decisão de compra.
Portanto, investir em um site profissional pode ser a chave para o sucesso do seu negócio, proporcionando visibilidade e autoridade, além de um canal de comunicação com seus clientes.
Então, vamos explorar como a criação de site profissional pode transformar a percepção do seu público-alvo, aumentar suas vendas e fortalecer sua marca para atrair cada vez mais visitantes e convertê-los em clientes fiéis? Acompanhe nosso artigo!
Como funciona a criação de um site
A criação de um site profissional envolve diversas etapas que vão desde um bom planejamento a manutenções e atualizações constantes. Veja abaixo o que compõe cada uma delas ao longo desse processo:
Planejamento
- Definição de objetivos do site
- Identificação do público-alvo
- Pesquisa de mercado e análise da concorrência
- Escolha de um nome de domínio
Design
- Criação de esboços
- Desenvolvimento de um layout visual e design gráfico
- Definição de cores, tipografia e elementos visuais
Desenvolvimento
- Criação de um sitemap (mapa do site) e definição da estrutura de navegação
- Configuração do ambiente de desenvolvimento
- Criação do código HTML, CSS e JavaScript
- Implementação de funcionalidades e interatividade
Conteúdo
- Criação e revisão de textos, imagens, vídeos e outros elementos multimídia
- Otimização de conteúdo para SEO (Search Engine Optimization)
- Inserção de conteúdo no site
Testes
- Verificação de compatibilidade em diferentes navegadores e dispositivos
- Testes de usabilidade e experiência do usuário
- Correção de bugs e problemas de desempenho
Lançamento
- Escolha de um bom serviço de hospedagem
- Upload do site para o servidor
- Configuração de domínios e DNS
- Divulgação do site e ações de marketing digital
Manutenção e atualização
- Monitoramento de desempenho e análise de tráfego
- Atualização de conteúdo e funcionalidades
- Correção de eventuais problemas e bugs
- Implementação de melhorias contínuas.
É válido ressaltar que mesmo depois de pronto, seu site profissional precisa continuar em constante acompanhamento para sempre entregar uma boa experiência aos visitantes, e não ter nenhum problema que comprometa seu desempenho e, consequentemente, afete seu negócio.
Tipos de sites profissionais
Há um site ideal para todo tipo de negócio, desde blogs a sites de compra, com funcionalidades específicas para atender os objetivos e as necessidades tanto da empresa, quanto dos usuários. Veja abaixo alguns tipos comuns de sites profissionais e suas características:
- Área da saúde
Os sites da área da saúde são criados para fornecer informações médicas, promover serviços de saúde, e até mesmo facilitar a comunicação entre profissionais e pacientes.
Eles podem incluir blogs, informações relevantes sobre tratamentos e condições médicas, além de funcionalidades como agendamento de consultas e exames online, e áreas de acesso a resultados de exames.
Para que um site da área da saúde seja bom, a confiabilidade e a privacidade dos dados são pontos fundamentais para a experiência do usuário.
- E-commerce
Segundo pesquisas, 85% dos brasileiros com acesso à internet já realizaram compras online. Por isso, os sites de e-commerce são uma das grandes apostas de negócio digital.
Projetados para a venda de produtos ou serviços online, os e-commerces contam com carrinho de compra, área de avaliação dos produtos, sistemas de pagamento, gerenciamento de inventário, opções de envio, entre outros. Além disso, esses sites são frequentemente integrados com ferramentas de marketing digital, como e-mail marketing e redes sociais, para atrair e reter clientes.
A segurança é um aspecto crucial na criação de site de vendas, para garantir que as transações e os dados dos clientes sejam protegidos.
- Educacional
Dedicados ao ensino e aprendizado, os sites educacionais podem ser usados por instituições de ensino, como escolas e universidades, ou por empresas que oferecem cursos e treinamentos.
A criação de um site profissional de educação inclui funcionalidades como aulas gravadas em vídeo, arquivos de leitura e apresentações, e fóruns de discussões. Por isso, é importante que ele proporcione uma navegação fluida e intuitiva para não comprometer o foco dos alunos durante os estudos.
- Empresarial
Um site empresarial apresenta a sua empresa para o mundo, fornecendo informações sobre seus produtos e/ou serviços, além de contar a história do seu negócio, e apresentar equipe e missão. Esse tipo de site profissional inclui seções como “Sobre nós”, “Serviços”, “Blog”, “Contato”, “Avaliações” e, ainda pode divulgar um portfólio ou casos de sucesso.
O objetivo principal de um site empresarial é estabelecer a credibilidade do negócio, promover sua marca e gerar leads (potenciais clientes). Além disso, é um recurso fundamental para estratégias de SEO, ajudando a empresa a ser encontrada pelos motores de busca.
- Marca pessoal
Muito usados por freelancers, consultores, artistas e profissionais de diversas áreas, os sites de marca pessoal promovem uma imagem profissional, além de ser um espaço para divulgar habilidades e conquistas.
Eles podem ser usados como um portfólio, com seções incluindo biografia, trabalhos realizados, depoimentos, blog e informações de contato.
Um site de marca pessoal também é um meio para exaltar a personalidade de cada pessoa, a fim de destacá-la no mercado.
Além do que já se espera em cada tipo de site, ao contratar uma empresa de criação de site especializada, é possível desenvolver projetos sob medida, integrando diversas funcionalidades específicas para atender às necessidades do seu negócio, facilitando a gestão do site e melhorando o serviço oferecido.
Quais são as vantagens e os benefícios de um site profissional para o seu negócio
Como você pôde notar acima, cada tipo de site oferece uma experiência diferente ao usuário, conforme as necessidades do seu negócio. Mas as vantagens e benefícios não param por aí!
Se você quer que o seu negócio cresça, veja mais motivos pelos quais vale a pena investir em um site profissional:
- Disponibilidade
A presença online permite que seus clientes acessem informações sobre seus produtos ou serviços a qualquer hora e dia, de qualquer lugar do mundo. Isso é especialmente importante na era digital que vivemos, onde a conveniência é um fator decisivo para tomada de decisões.
- Credibilidade e profissionalismo
Um site profissional transmite confiança no primeiro acesso. Ele serve como uma vitrine digital que pode impressionar clientes em potencial e diferenciar seu negócio da concorrência. Além disso, um site bem projetado também ajuda a fortalecer a autoridade da sua marca no seu nicho de mercado.
- Marketing e visibilidade
Não existe fronteiras na internet e, por isso, um site permite que você alcance um público muito maior do que seria possível apenas com um local físico. Com estratégias de marketing digital é possível atrair mais visitantes ao seu site, e convertê-los em clientes.
- Comunicação e engajamento com clientes
Através do site é possível interagir com seus clientes de diversas formas, como via blogs, fóruns, chat e formulários de contato. Essas ferramentas permitem que você se conecte diretamente com seu público, entenda suas necessidades e receba feedback, o que pode ajudar a melhorar seus produtos e/ou serviços.
- Eficiência e economia de tempo
Automatizar processos por meio do site, como agendamento de consultas, compras online, FAQs e suporte ao cliente, pode economizar tempo e recursos para o seu negócio. Isso permite que você se concentre em outras áreas importantes, como o desenvolvimento de novos produtos ou serviços, por exemplo.
Entenda a importância do domínio e de uma boa hospedagem na criação de site profissional
Um bom domínio e uma boa hospedagem fazem parte dos pilares para que o seu site ganhe destaque em meio ao vasto universo online.
Afinal, o domínio é o endereço pelo qual clientes em potencial encontrarão o seu negócio. Portanto, é importante que ele seja fácil de memorizar e escrever. Além disso, um domínio próprio reforça a imagem profissional e confiável da sua marca, e ainda pode ser otimizado nas estratégias de SEO, aumentando a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca.
Já o serviço de hospedagem está diretamente ligado à experiência do usuário, que deve ser otimizada e responsiva. Por isso, é fundamental criar um site profissional rápido, com boa velocidade de carregamento, o que não só retém os visitantes, como também favorece os motores de busca, como o Google.
Uma boa hospedagem também garante segurança, como proteção contra ataques cibernéticos, backups regulares e certificados SSL. Isso é fundamental para proteger os dados dos seus clientes e a integridade do seu site.
Vale ressaltar ainda que os serviços de hospedagem incluem a criação de um e-mail profissional, outro elemento que aumenta a credibilidade do seu negócio online. Isso porque, um e-mail profissional, como, por exemplo, [email protected], transmite confiança, reduz as chances de ser confundido com spam, melhora a gestão da comunicação empresarial, pode ser usado em estratégias de marketing e oferece maior segurança.
Conheça as principais plataformas para criação de site
Existem diferentes plataformas para a criação de sites profissionais, como construtores de sites, uma opção mais básica; CMSs, que oferecem maior flexibilidade e personalização; e frameworks e biblioteca front-end, a melhor opção para projetos complexos que requerem conhecimento avançado em linguagem de programação.
É fundamental fazer a escolha certa da plataforma de criação de site para garantir que todas as necessidades e objetivos do seu negócio online sejam atendidos. Por isso, entenda melhor as características de cada uma delas:
- Construtores de site
Plataformas de construtores de site, como Wix, Squarespace e Weebly são ótimas opções para desenvolver projetos básicos. Elas são fáceis de usar e possuem uma grande variedade de templates profissionais. Dessa forma, é possível criar um site sem escrever códigos de linguagem de programação.
- Plataforma CMS (Sistemas de gerenciamento de conteúdo)
Conforme revela estudo, o WordPress é a plataforma mais popular para criação de sites, responsável por alimentar 45% dos sites na web em todo o mundo.
Isso se dá devido a sua flexibilidade que permite criar desde blogs simples a sites mais complexos. Além disso, devido a milhares de temas e plugins compatíveis, é possível criar site WordPress para atender praticamente qualquer necessidade.
As ferramentas integradas e plugins dedicados a SEO são outra característica interessante do WordPress, pois ajudam a otimizar o site e melhorar seu posicionamento nos resultados de busca. Ainda é possível usar funções de integração com redes sociais, sistema de gestão de clientes e muito mais.
O Joomla e o Drupal são outras opções de plataformas CMSs.
- Frameworks e biblioteca front-end
Frameworks e bibliotecas front-end, como React, Angular e Vue.js, são plataformas mais avançadas para criação de sites profissionais. Elas permitem personalização total tanto do design, como da funcionalidade do site.
Alta performance e escalabilidade são as características mais notáveis das plataformas frameworks e bibliotecas front-end, e que as tornam ideais para lidar com sites com grande volume de tráfego e dados.
Quais são os custos para ter um site
Uma das principais dúvidas na hora de investir em presença online é em relação ao orçamento para criação de site. No entanto, não há uma resposta exata para essa questão.
Isso porque, como vimos até aqui, o desenvolvimento de um site tem diversas etapas e esse processo envolve custos que podem variar significativamente, dependendo das necessidades e da complexidade do projeto.
Domínio, hospedagem, plugins, entre outros recursos, contém preços que partem do básico ao avançado, com custos anuais ou contínuos. Assim como o valor dos serviços de design, criação de site profissional, produção de conteúdo e marketing também variam bastante.
O importante é encarar esses valores como investimento e não gastos, afinal, um site bem projetado visa o sucesso do seu negócio.
Além disso, caso você decida criar e gerenciar seu site por conta própria, é essencial considerar o tempo que será necessário, já que se trata de um tipo de investimento não mensurável. Aprender a usar a plataforma escolhida, personalizar o design, adicionar conteúdo e resolver problemas técnicos pode ser demorado e, no fim das contas, custar um tempo valioso.
Vantagens e benefícios de contratar uma empresa de criação de site
São muitas as etapas até que seu negócio esteja online, e ao longo desse processo muitas dúvidas podem surgir. Mas a realização desse passo importante pode ser mais fácil e prática com a ajuda de uma empresa especializada na criação de sites.
Além de contar com a especialização profissional para ter um site bem projetado, você também ganha com economia de tempo, e suporte técnico contínuo. Sem dúvidas, é um investimento para garantir a presença online do seu negócio, e tranquilidade para que você possa focar em outras demandas.
Com a Caixinha Criativa os seus objetivos serão colocados em prática do jeito que você idealizou, alinhados com todas as funcionalidades e gestão que farão o seu negócio se destacar na web!
Então, vamos colocar o seu site profissional no ar?